10 dicas para o perfeito Home Office.

Que o número de profissionais que trabalham em casa vem aumentando dia a dia isso a gente já sabe, mas qual seria a melhor maneira de adequar os espaços residências a esse formato de trabalho?

O planejamento de um home office ou adequação do mesmo a um ambiente já existente na residência deve visar não somente o melhor aproveitamento do espaço mas também objetivar construir as melhores condições possíveis para o maior rendimento durante as horas trabalhadas.

Aqui vão algumas dicas para quem está pensando em aderir ao home office, ou se já possui esse ambiente em casa, considere se o seu cantinho de trabalho está realmente sendo bem aproveitado.

1- Conforto: O conforto é um dos principais itens capazes de garantir um ótimo rendimento durante o seu tempo de trabalho. Que tal investir em uma cadeira que poupe a sua coluna mantendo a sua postura? Para isso as reguláveis são as mais indicadas mas nem sempre aquelas poltronas enormes que ocupam bastante espaço são as melhores. Essas cadeiras as vezes podem acabar não dando o suporte devido ao seu tronco trazendo cansaço para a coluna que não recebe o apoio devido. Algumas dessas cadeiras que prometem extremo conforto e mais parecem pufes que cadeiras propriamente também podem acabar dando sensação de sono pela posição pouco ereta do corpo.Poupe espaço, ganhe em conforto, trabalhe melhor!

c46fbe71e6bb1d40ba6cf73612973829

2- Foco: É importante tentar evitar de adaptar o home office em espaços como a sala de TV ou em ambientes próximos a sala de brinquedos das crianças, por exemplo. Esses são espaços que podem afetar o seu rendimento por serem de uso frequente de toda a família. Se tiver que optar, procure instalar o seu home office no quarto de hóspedes por exemplo, eventualmente esse cômodo poderá estar em uso por suas visitas mas em dias normais de semana você o terá só para você.

Luxury-Bedroom-office-design

3- Bem-estar: Uma boa iluminação é essencial. Invista em luzes confortáveis para a visão, as brancas ainda são as melhores para evitar a sonolência durante o trabalho. A presença de plantas e cores claras na decoração também podem ajudar a manter a sua mente equilibrada e favorecer a sensação de bem-estar.

Great-Decorating-ideas-home-office-in-living-room

5- Otimização: Home office não precisa ser sinônimo de ambiente espaçoso. Hoje os móveis são incrivelmente otimizados em seu tamanho o que ajuda muito nas adaptações dos cômodos para essa finalidade. Tenha uma mesa com uma boa altura, uma cadeira confortável e gavetas para guardar arquivos e documentos e você já terá seu escritório bem equipado. Caso sobre algum espaço, prateleiras, mural de recados e pequenos armários são muito bem-vindos.

76b4339c243cdd5dcb66908e817bed0e

6- Espaço: Improviso de espaço pode soar como “gambiarra” mas alguns home office improvisados podem vir a ser até o seu cômodo mais amado (depois do quarto é claro!). Transformar um canto da sala em um novo ambiente com divisórias de vidro ou até biombos pode gerar espaços de trabalho incríveis e ao mesmo tempo reservados e integrados com o resto do espaço. Até varandas de apartamentos pequenos podem virar ótimos home offices.

15-mesa-cavalete-home-office-vidro

7- Adaptação: Se a sua ocupação não exige sua presença em um home office diariamente e por muitas horas, que tal organizar um mini espaço dentro do seu próprio quarto? O único que se deve considerar é o cuidado para não acabar misturando vida profissional e pessoal com exageros. Certifique-se que seus horários de trabalho estão bem estipulados e não descarte os seus momentos de descanso com horas extras na frente do computador ao lado da cama. Desligar o computador na hora de dormir também é uma boa dica já que é comprovado que aparelhos eletrônicos emitem ondas que podem atrapalhar nosso sono e nossa saúde. Atenção para isso!

Sem Título-4

8- Dois em um: Pode acontecer de mais de um membro da família acabar levando a mesma vida de home office, nesse caso é evidente que um espaço um pouco maior será necessário e até pode valer a pena investir em um móvel planejado para organizar o ambiente e ter certeza que o trabalho de um não influenciará negativamente no trabalho do outro.


Screen-Shot-2015-02-18-at-11.48.48-PM

9- Recebendo clientes: Muitas pessoas atendem clientes no próprio ambiente residencial. Nesse caso é importante tentar ter o espaço do home office o mais próximo possível da porta de saída, assim você evita que seus clientes acabem invadindo sua privacidade ou mesmo intimidando outros membros da família com sua presença.Mantenha esse espaço com aspecto profissional: nada de roupas largadas pelo escritório, ou brinquedos do cachorro espalhados pelo chão. Esse será seu cartão de visita, cuide bem dele e impressione seu cliente.

na-proposta-do-arquiteto-gustavo-motta-para-o-home-office-de-1550-m-equilibrio-entre-a-neutralidade-da-cor-e-o-calor-da-madeira-e-do-couro-a-cortina-em-linho-da-casa-vestida-1342213440369_1920x1277

10 – Estilo: As necessidades básicas você já tem, pense agora no seu estilo e decore o espaço de trabalho dando um toque de personalidade! Invista em cores de cadeiras e mesas diferentes, papeis de parede com texturas, porta-retratos com as fotos que você mais gosta e tenha um lugar agradável para produzir e render com a sua profissão sem sair de casa.

Home-Office-Inspiration-04-1-Kindesign

a

d

Beijos, Dri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s