Salas pequenas: como aproveitar o seu espaço.

Decorar espaços pequenos pode ser um grande desafio, especialmente quando falamos da sala de estar ou da sala de televisão que são geralmente frequentadas por toda a família. Se você mora sozinho(a) ou ainda não tem filhos, esses ambientes podem ser também aonde você reúne seus amigos para ver um jogo de futebol ou para tomar um bom vinho no final de semana, o que acaba gerando a necessidade de certo espaço. Aqui vai algumas dicas para decorar sua sala pequena e aproveitar da melhor forma possível o espaço físico que você tem.

O ponto chave ao decorar salas pequenas é que o ambiente deve ser bem planejado e distribuído pensando em possibilidades que otimizam espaço e que o tornam visualmente mais agradável, como a utilização de móveis multifuncionais, formas de armazenamento inovadoras, mesas adaptáveis, uma paleta de cores mais simples e até espelhos podem te ajudar a garantir o resultado que você deseja.

  • Móveis multifuncionais: atualmente existem inúmeras opções no mercado de móveis que servem para diversas funcionalidades simultâneas como por exemplo apoiar a sua televisão, guardar livros, acomodar sua coleção de CD’s e acoplar um videogame ou DVD. Móveis assim ajudam na economia de espaço e garantem maior aproveitamento da sua sala. O mais importante é não ter medo de investir em um móvel como esses, ele pode ser bastante grande para as proporções da sua sala mas lembre-se que ele fará a função de diversos outros móveis que você teria que adaptar ao espeço.

 

2Esse ambiente aproveitou as prateleiras para finalidade quase exclusivamente decorativa, mas também poderia ter sido utilizada para guardar livros por exemplo ou outros objetos de necessidade.

3Nesse ambiente uma mesinha de centro bem estreita ajuda como ponto de apoio, mas o móvel em que está a televisão cumpre com a função de guardar diversos objetos nas gavetas e prateleiras.

4.jpgAqui, além das prateleiras, o móvel também foi aproveitado como mesinha aonde os bancos estilo puff quadrados são encaixados. Perfeito exemplo de boa utilização de espaço e boa solução para acomodar mais pessoas no ambiente quando necessário.

5.jpgNesse ambiente, o mesmo móvel serviu para criar o espaço da sala de televisão e do home office.

  • Formas de armazenamento inovadoras: se preferir uma opção mais econômica, use a criatividade para armazenar objetos de jeitos diferentes na sua sala:

6.jpgAqui, o mesmo móvel que sustenta o sofá, virou mesinha de apoio e descanso de vinhos.

7O banquinho estofado serve também de baú para guardar revistas e até brinquedos das crianças.

12.jpgNessa sala, o baú virou apoio para a televisão e as paredes livres foram ocupadas com prateleiras.

9.jpgNesse ambiente a janela foi adaptada com um apoio mais largo que virou banco com as almofadas ou até uma mesa para apoiar outros objetos.

  • Cores e espelhos: as cores escolhidas são de extrema importância para o visual da sua sala. O ideal é que cores mais claras e pálidas sejam utilizadas nos objetos, móveis e paredes maiores e que as cores fortes apareçam somente em alguns focos do ambiente visando dar a sensação de maior amplitude ao espaço pequeno. Os espelhos também são grandes aliados na tentativa de fazer os ambientes parecerem maiores.

10O espelho no fundo do móvel da a sensação de maior espaço.

11Cores claras somadas a utilização do espelho em uma parede ampla, aumentam o espaço visualmente pois dão a ilusão de que a sala continua além da parede atrás da mesa.

Gostaram das dicas?

Beijos, Dri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s