Madeira compensada.

A chamada “madeira compensada” ou simplesmente “compensado” é um material proveniente de uma técnica que começou a ser aprimorada por povos antigos a muitos anos atrás e hoje possui inúmeras aplicações nos campos da arquitetura e design.

compensado-decorativo.jpg

O compensado, é composto por lâminas de madeira sobrepostas e pode ser feito de diversos tipos de madeira e fabricada através de diferentes processos, o que ocasiona também o surgimento de várias categorias de madeiras compensadas que variam em sua densidade e espessura.

Sua história

Apesar de possuir um processo de produção elaborado, essa técnica já é reproduzida a mais de 5500 anos! Sua primeira utilização foi feita no antigo Egito e o princípio de sua tecnologia (folhas de madeira sobrepostas) permanece a mesma até hoje.

Durante muitos anos o compensado foi o painel de madeira mais importante produzido e consumido no Brasil. Com instalação inicial no Sul do país por volta dos anos 40, a indústria deste setor baseava-se nas florestas naturais de Araucária, embora tenha atingido níveis significativos de produção apenas na década de 70. Os compensados surgiram em escala industrial após o desenvolvimento de um sistema capaz de laminar, ou folhear a madeira de forma mais precisa.

Acabamentos

O preço desse material dependerá da quantidade de material que é utilizado nas lâminas que o compõe, das espécies de árvores utilizadas na retirada da madeira e do tipo de colagem entre as lâminas.

A madeira compensada pode receber diferentes tipos de acabamentos como verniz, pátina, cera, resina, folheados, pinturas, impressões, laminados e muitos outros que conferem resultados visuais bastantes distintos entre si.

Aplicações

Uma das maiores vantagens desse material é que ele pode ser utilizado em diferentes formatos, ou seja, pode ser moldado nas formas mais retas até as mais orgânicas.

Há compensados tanto para uso interno, com colagem a base de resina uréia-formol, utilizados pela indústria moveleira, quanto externo, com colagem à base de fenol-formol, utilizados normalmente na construção civil.

Porque usar o compensado

  • Tamanho bastante útil e versátil (geralmente em torno de 1,22 x 2,44 m)
  • Baixo custo considerando o tamanho.
  • Resistente.
  • Estável (empenamento e contração são problemas pequenos)
  • Sustentável: a principal árvore geradora da madeira que é utilizada para fazer o compensado, chamada de Pinus, pode ser facilmente plantada, cresce rapidamente e sua produção se sustenta em cativeiros.

Onde usar

Móveis: para a utilização do compensado para móveis, a madeira recebe um tipo de colagem que pode ser utilizada em locais de alta umidade relativa, e eventualmente entrar em contato com a água.

01a_bx

os-bancos-c-38-do-designer-paulo-alves-e-feito-de-compensado-de-madeira-com-acabamento-em-verniz-incolor-cada-movel-mede-30-cm-de-diametro-por-45-cm-de-altura-e-custa-r-1190-na-1367511231382_611x500

Cadeira-criativa-moveis-criativos-design-de-moveis-decoracao-curitiba-lojas-de-moveis-curitiba-3

decorao-mobiliario-gatos-e-caes9

Frete-gr&aacute.jpg

Objetos: a possibilidade de conferir diferentes formatos ao compensado faz dele um ótimo material para a confecção de diferentes objetos.

 

04-original-compensado

movel-funcional-blog-portobell05

movel-funcional-blog-portobello6

pecas_design_brinquedo_01

revisteiro-de-madeira-de-demolicao

Acabamentos para construção: sua versatilidade e durabilidade fazem do compensado um ótimo aliado na criação de ambientes incríveis tanto comerciais quanto residenciais.

5-ambientes-que-merecem-a-madeira-angelim-para-moveus-rusticos-800x675

30-morar-mais-por-menos-brasilia-2011

SALA-DE-LEITURA

Ant_House_10

content_kengokuma_bimbon03

content_jurycafe_bimbon02

10e0faa15ta2tckbt30n83g2sw1h85qge

mostra-construir-casa-design-13

Quer saber mais sobre o compensado? Assista a esse vídeo super informativo produzido pelo Discovery Channel e saiba mais sobre como esse material pode ser seu aliado!

Gostaram? Beijos, Dri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s