Museu do Amanhã

No dia 17/12 o Brasil ganhou um incrível novo ponto cultural no Rio de Janeiro: o Museu do Amanhã, que fica na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio. Por fora, uma arquitetura inovadora assinada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e que segundo ele, “uma parte essencial da criação do museu foi a inclusão do movimento. A construção sugere formas da natureza viva, formas de plantas, formas de árvores. As bromélias em particular, porque são plantas específicas da região”. Por dentro, zonas interativas, uma sala de cinema 360 graus e um Churinga, ainda o único objeto em exibição no museu. Uma peça das antigas civilizações aborígenes australianas que representa todo o conhecimento e uma espécie de conexão entre passado, presente e futuro.

Dentro do Museu do Amanhã foi construído um auditório com instalações adaptadas para portadores de deficiência. Com 15 mil metros quadrados de área construída, o espaço conta com quase 400 lugares e será utilizado para palestras e apresentações artísticas. Além disso, o museu tem um salão de exposições com 600 m² e um restaurante com vista panorâmica.

Suas características seguem princípios e regras ambientais que se valem de iluminação natural, captação de luz solar, climatização a partir da geração de calor, reutilização da água e outros recursos importantes na sustentabilidade.

Confira esse vídeo que fala do espaço em mais detalhes:

arq_55940arq_55935arq_55937arq_55938arq_55939arq_55936

Para nós arquitetos e brasileiros possuir uma construção dessas no nosso país é com certeza motivo de muito orgulho! Que o Brasil seja capaz de cada vez mais valorizar investimentos como esse que agregam valor cultural e acesso a informação!

Beijos, Dri.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s